terça-feira, 11 de agosto de 2009

Cloudy day

Só mesmo um dia de folga chuvoso pra me fazer ficar em casa e parar um pouco pra escrever aqui... Já é, acho, que a terceira semana seguida que chove nos meus dias de folga. Talvez Deus queira que eu fique em casa quieto, já que nos dias normais sempre rola alguma farrinha depois de trabalhar. rs.
Tenho que contar que agora ganhei ainda mais tarefas de cozinheiro. Fazer pancakes, waffles e scrambled eggs (ovos mexidos) pro café da manhã. Tem sido super divertido, mas tem hora que é uma loucura imensa ter que lavar as louças, porque o pessoal do restaurante precisa, e ao mesmo tempo cozinhar. Mas tenho gostado bastante. É tudo tão pratico! Os ovos vem em caixas que nem as de leite, chamados Liquid Egg, e para a massa das pancakes e waffles é só misturar água no pó pronto. Chega a ser irônica essa praticidade toda.
Hoje o meu rommate foi embora de Fairmont. Resolveu ir mais cedo e não perder um mês de aula na faculdade. E a partir de amanhã tenho apenas um mês de Canadá, exatamente. Que tristeza pensar nisso, pois nunca achei que fosse gostar tanto de outro país. Quer dizer, já achei sim. É tão bom poder andar sozinho à noite sem ter que se preocupar em ser assaltado ou coisa do tipo. Como ouvi por aqui, as chances de ser assaltado são quase as mesmas de ganhar na loteria. Tão bom estar em um lugar onde as leis e tudo ligado a elas parecem realmente funcionar. Um lugar onde as pessoas respeitam os direitos e diferenças uma das outras e sabem ser civilizadas. Vou sentir muita falta desse lugar, com toda certeza.
Eu bem que gostaria de estender minha estada por aqui. Eu nem cheguei a ver neve de perto. Mas pro pessoal do resort extender meu visto seria um pouco trabalhoso nessa época, segundo eles. O jeito é contentar-se em ter ainda um mês pela frente e tentar aproveitar ao máximo cada dia.
E que dia mais chato esse de hoje. Acho que vou assistir filme e ler um pouco...
Beijos e abraços de um cloudy day!

domingo, 26 de julho de 2009

Depois de mais de um mês...

Mais de um mês sem atualizar. Tanta coisa aconteceu, mas nao sei se consigo lembrar de tudo pra contar em detalhes.... Meu notebook parou de funcionar duas semanas depois da compra. Sabe-se lá o porquê. Liguei pro suporte e eles mandaram um caixa pra eu enviar pra consertar. Eles vieram buscar e me devolveram em duas semanas. Eficientes, pelo menos! Porém, depois que peguei de volta ainda fiquei com preguiça de parar e vir escrever qualquer coisa.
Os ultimos dias aqui foram só calor, com chuva normal e chuva de granizo de vez em quando. Peguei 32º de temperatura. Fucking hot! Quase me sinto no Brasil. rs. Antes de vir todo mundo fez um drama enorme sobre o frio e nem cheguei a ter frio de verdade. Mas já sei que no inverno aqui pode chegar a menos 30º. Coisas de um país de estações extremamente definidas.
No trabalho tem sido cada dia mais busy. Tem dia que trabalho 8h sem parar e sem brincadeira, tenho gostado demais disso. Só tenho ganhado elogios sobre o meu trabalho bem feito. Semana passada uma das garçonetes veio me perguntar o que eu faço pros talheres ficarem tão reluzentes. Ela disse que eu sou o único que trabalha lá que faz com o que os copos e talheres fiquem limpos de verdade. Eu mesmo não tenho a mínima ideia do que faço, apenas lavo tudo. huahauhau... Tenho ganhado novas tarefas que tem me agradado bastante, como cortar batatas pro café da manhã, preparar o bacon pra assar, ajudar a fazer as saladas. Pode até parecer pouco, mas eu legal. É bom largar as louças de vez em quando e ir fazer outra coisa.
Duas semanas atrás o pessoal do trabalho organizou uma viagem pra Calgary, umas das grandes cidades aqui por perto. Fomos acho que num total de 20 pessoas, num dos mini ônibus do Hotel. Estava tendo um grande evento por lá chamado Estampede. É tipo uma exposição agropecuária, com rodeios, shows, exposição de animais e cowboys, muito cowboys. Quando cheguei na cidade nunca vi tanto cowboy na minha vida. Enquanto o pessoal foi pro evento, Clarissa, Robson e eu (agora únicos brasileiros de Fairmont) pensamos "Ah, nós temos esse tipo de evento no Brasil, vamos procurar um shopping, fazer compras!" hahaha... E lá fomos pra Downtown procurar os shoppings. Acho que entramos em tudo quanto é loja que vimos pela frente. A cidade é super bonita, cheia de detalhes. Lembra muito Vancouver. Comprei várias camisetas, coisas que não fazia há séculos, um ipod touch, um tênis, uma mochila, meias e cuecas. Um pouco de alimento pro ego, porque não sou de ferro... E assim passamos o dia todo andando pela cidade. Quando resolvemos ir pro evento, descobrimos que a entrada era 15 doláres e mudamos de idéia de novo. Fomos procurar um barzinho pra comer e beber. Quero muito voltar lá outra hora, já que fica só há 3 horas daqui. Foi um dia bem legal e foi ótimo ver pessoas novas, já que aqui são as mesmas caras ever! rs.
Ah, ainda tem coisas legais pra contar, mas é dificil compactar tudo em um post só. Por hoje vai ser só isso. Outra hora tento escrever mais um pouco. Por fim, digo que as coisas andam nos conformes. Ainda curtindo bastante a vida canadense e cada dia ganhando mais palavras pro meu vocabulário de inglês. Muita saudade de todos, família e amigos.
Beijos e abraços de um dia quente do verão canadense!

sábado, 20 de junho de 2009

Dias chuvosos


Acabei enrolando pra vir escrever...

Últimos dias nublados, apesar do calor do verão se manter na maior parte do dia. A paisagem ainda continua muito bonita. O ruim de dias de chuva, como eu já costumava dizer, é que tudo parece se entristecer. Ao contrário do sol que alegra tudo. Mas nada de ruim por aqui nestes últimos dias.

O trabalho continua a mesma coisa. Com algumas pequenas mudanças no horário e algumas possíveis novidades. Um dos aulixiares dos cozinheiros recebeu uma outra proposta de emprego e em breve deixará a cozinha. Fui convidado hoje a substituí-lo. Respondi que sim meio que sem pensar e depois fiquei martelando. Muita coisa muda; começaria a trabalhar às 6:30 da matina, tendo menos dias de farra; teria que abandonar a minha querida vida noturna de seriados e internet; e estaria à mercê do estresse que os cozinheiros tem. E outra que coisa que queria saber se muda ou não: o pagamento. Mas creio que não. Apesar de tudo isso o querer ainda está ganhando. rs. Verei o que acontece...

O inglês parece que parou e nao evolui nem degride. Estranho, mas tenho sensação de que não tem mais aprendido nada, como vocabulário. São muitos os erros acidentais quando se está em uma conversa; pronúncia de algumas palavras, ênfase no começo de outras, troca de tempos verbais e por ai vai. Ainda assim estou orgulhoso de mim mesmo.

Já engordei 3kg por aqui, que eu mesmo não tenho a mínima ideia pra onde foram. Mamãe diz que ganhei um pouco mais de buchecha e eu ainda continuo achar que é efeito da câmera. Mas se continuo com aumento de peso por aqui, quando voltar pro Brasil estarei um pouco mais encorpado. Talvez, ainda mais bonito ao ver das pessoas. rs.

E as novidades são essas. Estou aqui preguiçoso aguardando ansiosamente meus days off, segunda e terça. Só pra ficar o dia inteiro sem fazer nada de novo. Com o notebook novo já baixei milhões de seriados, meu vício desde o Brasil. E assim vai...

Beijos e abraços saudados a todos!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Quase 3 meses fora do Brasil

Meu Deus, como o tempo voa. Parece que foi ontem que eu tava saindo de São Paulo pra vir e dia 18 agora já completam 3 meses que estou fora do Brasil.

Novidade: consegui comprar meu notebook ontem! Feliz, feliz agora. Meu filho mais caro. hauhauahua...Mas confessando, tive uma pequena ajuda da familia pra poder comprar logo. E agora não preciso mais pegar o do meu roommate emprestado e posso ficar mais em dia com o blog, com as respostas as mensagens das pessoas e todo o resto.

Além de mim e do Robson, meu roommate, aqui tem mais 3 brasileiras. E como eh meio que previsivel, ficamos bem próximos. Muitas das coisas qua fazemos, fazemos juntos. Mas eu já me enturmei bastante com muitos dos canadenses também. Porém, apesar de achá-los muito amigáveis, gentis e divertidos, ainda os acho exóticos no meu olhar brasileiro. Achei que arrotar alto e cuspir na frente das pessoas fosse algo inconveniente em qualquer lugar do mundo. E aqui parece não ser falta de educação. Sempre alguém solta um arroto bem audível na minha frente, ou cospe bem do meu lado. Nem ligo mais, mas espero nem voltar pro Brasil com este mau hábito. rs.

Eu e o Robson estamos pensando em nos mudar pra outra acomodação mais perto do trabalho. Surgiu um apartamento bem legalzinho por lá e estamos tentando disputá-lo com mais 3 pessoas. hehehe. A desvantagem vai ser não poder filar refrigerante de graça no Lodge, ficar longe das piscinas e ter que vir à pé pras aulas de inglês. Mas as vantagens são mais consideráveis. Vamos ficar mais perto das fogueiras, do Pub que tem o karaoke das terças-feiras e poderemos dormir um pouco mais já que o trabalho vai ficar só há 10 minutos de distância. Espero muito que consigamos, pois o lugar é bem legal e maior que onde já estamos. No final dessa semana acho que já teremos uma resposta.

Já é tarde por aqui agora. Comecei a escrever e não parei, mas é bom ir pra cama. Amanhã o dia é longo novamente. Beijos e abraços a todos!
*Achei esse vídeo sobre o resort no youtube. Achei um pouco cansativo e chato, mas dá pre ver um pouco das lindas paisagens daqui. Pra quem se interessar...

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Busy week



Depois de um fim de semana realmente movimentado, dois dias seguidos de folga pra compensar e um pouquinho de tempo pra aparecer por aqui e escrever um pouco.

Nesta sexta e sabado passados houve um evento de golfe por aqui. 250 pessoas vieram, agora nao sei exatamente o objetivo delas no golfe, mas sei que tudo que envolvia a parte dos restaurantes eu estava no meio. Ou seja, cafe da manha, almoço e jantar pra essas 250 pessoas. Acho que da pra imaginar a correria dos cozinheiros com as mihoes de comidas e a minha correria lavando as milhoes de panelas, pratos, talheres... Mas como tudo tem seu lado bom, toda a OTIMA comida que sobrava era dos funcionarios e, como foi dito pelo nosso chefe, o evento foi bom pras gorjetas. E como a gorjeta do restaurante eh dividida entre todos da cozinha, good for me! Rs. Foi um final de semana cheio, mas bem divertido. Estou descobrindo que gosto de ficar ocupado ate o topo. Como minha mae ja dizia e confirmo agora, eu gosto do que eh dificil. Na quinta trabalhei 11 horas, porque quis ficar ajudando o pessoal da segunda cozinha. Nem precisava, mas nada melhor que trabalhar bem e ser reconhecido por isso. E elogios pra mim nao faltaram, com direito a bebida de graça no bar do restaurante e 5 dolares por uma ajuda rapida. Fiquei cansado, mas super feliz. E no final, aqui se paga por hora trabalhada...

Os pequenos empregos aqui no Canada sao tao valorizados. Eh ate um tanto engraçado pensar que eh possivel ganhar muito bem lavando pratos fora do Brasil. Generalizando, os brasileiros costumam chamar de bom emprego aquele que se ganha mais que 2.000 reais por mes, contudo nunca seria lavando prato. Venha pro Canada que voce consegue fazer muito mais dinheiro LAVANDO PRIVADA! Soh enfatizando mesmo, porque sei que dificilmente alguem vai larguar um terno pra trabalhar de uniforme lavando privada. Rs.

Como o Leo pediu, vamos falar do meu ingles... Meu ouvido melhorou quinhentas milhoes de vezes. Entendo muito bem o que as pessoas falam, mesmo elas falando rapido como eh de costume. Como aqui tem muito adolescente, tenho pegado um pouco das girias e expressoes que eles usam. Eh muito “fucking” a cada frase. “I’m fucking happy”, “The party was fucking good”, “I’m fucking drunk”. E por ai vai... Agora sobre falar ingles eu nao sei o que dizer. Na verdade, consigo falar super rapido sem parar pra pensar tanto no que vou dizer, mas sempre rola de trocar um “he” por um “she” ou um tempo verbal. E nao eh por falta de saber, mas porque voce acaba trocando mesmo os pes pelas maos. Ganho palavras novas sempre, ja que converso bastante com muitos canadenses todos os dias e toda hora, e sempre ouço “Your english is fucking good!”. Rs. Mas eu ainda acredito que tenho muito a aprender. Pra treinar o ingles tenho assistido muito Friends, mas ainda tenho que decidir pegar o livro que comprei e ler de verdade. Ler ajuda muito, mas quem disse que nas folgas quero fazer isso?

To sentindo falta e de saber das noticias do mundo e dos meus amigos. Estou mais desinformado que tudo. Infelizmente nao tenho tido tempo pra parar e ler noticias ou mesmo assistir jornal em casa. Eh o mal de trabalhar muito. Ainda assim sei que estou crescendo bastante culturalmente por aqui e fico orgulhoso disso.

Estou juntando grana pra comprar um notebook pra mim. Assim que comprar acho que fica mais facil de manter isso aqui atualizado. Pelo menos eu acho. rs.

Por hoje eh soh! Beijos e abraços!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Fairmont Hot Springs Resort




Como um otimo trabalhador que sou e como eh dura a vida de quem trabalha, tempo pra vir escrever eh o que mais falta. Computador tambem, mas isso ja eh outra historia. Entao, falar melhor de Fairmont Hot Springs Resort e da nova vida por aqui...

Estou em um lugar que, com toda certeza, muitos chamariam de buraco. Porem, eh um buracoo super bonito. Cercado por imensas montanhas cheias de neve no topo. Aqui eh como se fosse uma mini cidade que nasceu pra girar em torno do Resort. Apesar da area ser gigantesca, tem muita area verde e boa parte das coisas ficam longe e voce tem que andar bem uns 40 minutos pra chegar. As vezes me sinto trabalhando e morando no clube do Itiquira em Formosa-GO, porque se pensar bem eh tipo isso, um lugar como se fosse um hotel fazenda e o supermercado mais proximo fica ha alguns quilometros de distancia. Nem reclamo e digo que tenho apreciado bastante a vida por aqui. As bonitas paisagens valem por qualquer longa e dura caminhada.

Tenho dividido com outro brasileiro o que eles chamam de “staff cabans”, ou cabana para funcionarios. Fica bem ao lado de alguns chales e bem ao lado do que eh o Hotel de verdade, ou Lodge como ta escrito bem na entrada. Eu digo que aqui eh o Hotel de verdade porque tudo de importante que ouço as pessoas dizerem se refere ao lodge. Pelo que jah vi na area do lodge, alem dos quartos normais de hotel, tem alguns chales (com fogao, geladeira e outras coisas de casa), as cabanas dos funcionarios, a quadra de tenis, o mini campo de golf, um mini aras pros cavalos, as piscinas com a vista pras montanhas, a loja da piscina, a area enorme pros trailers e a lavanderia. Sim, a area eh bem grande e acho que fica em cima de alguma montanha, porque o resto das coisas esta tudo lahhhh em baixo. O resto das coisas que digo sao os trailers dos funcionarios, o campo medio de golfe com seu proprio restaurante chamado “Montain Side”, mais alguns metros depois o supermercado que eh correio, loja de bebida e locadora de video; o bar/pub, o posto de gasolina, as casas das pessoas que nasceram aqui e mais alojamento de funcionarios. Passa uma rodovia e vem o que todos chamam de “Riverside”, que eh onde eu trabalho. Acho que o Riverside eh um lado mais nobre e independente, pois eh onde estao as casas mais bonitas das pessoas que moram aqui, onde esta o maior campo de golf, onde estao os predios mais bonitos com quartos para os hospedes e o meu restaurante de nome “Dappers”, que eh ligado a uma loja de artigos pra golf e a outro bar/pub. Eu revezo entre as duas cozinhas, do restaurante e do pub. E isso eh o Fairmont Hot Springs Resort. Todo o resto da vida de uma cidade fica ha uns 20 minutos de carro.

Apesar de nao estar exatamente em uma cidade a vida de ferrear por aqui eh bem animada. O pessoal faz fogueira ou festas em casa, ou vai todo mundo pro bar. Toda terça-feira eh dia de karaoke no pub. Ja fui 3 vezes e sempre foi bastante divertido e eu ja nao gosto nenhum pouco de cantar. hehehe... Mas quando o pessoal junta aqui com o violao pra cantar eu sinto falta do meu irmao Lucas tocando e eu cantando, apesar dele soh tocar sertanejo. rs. Eu sei muita musica em ingles, mas eles nao sabem tocar o que eu sei cantar.

Resumindo, os dias de trabalho sao bastante cansativos. Logico que tem dia que fico mais a toa que tudo, mas quando tem trabalho, tem trabalho! Mesmo assim tenho conseguido me divertir bastante. Todo mundo aqui eh jovem e eles vieram de outras cidades do Canada pra trabalhar no Resort que nem eu. A maioria veio mais pra diversao do que pra fazer dinheiro. Entao ja da pra imaginar como sao os dias aqui. Mas ainda assim sinto falta dos meus amigos, de ganhar beijo e abraço, de farrear ate tarde da noite e de ser todo mundo unido...

No mais eh isso. Outra hora quando sobrar tempo de novo venho pra contar mais coisas da vida aqui.

Familia, impossivel nao sentir falta de voces. Mas eh sempre aquela historia, vejo uma coisa e lembro alguem, vejo outra e lembro outro alguem. E assim a saudade vem um pouco mais forte.

Beijos e abraços enormes do Canada!

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ultimas

Quase um mes sem aparecer aqui. Tanta coisa aconteceu nesse tempo, mas agora nem vou lembrar de tudo pra poder contar. Entao, melhor contar as novidades mais recentes...

Terminei a fase de estudo em Vancouver e recebi da escola a proposta de trabalho em um resort chamado Fairmont Hot Springs. O resort fica em uma cidade do interior da provincia British Columbia, e pelo que entendi tambem se chama Fairmont Hot Springs. Pra quem nao sabe, Vancouver tambem fica nessa provincia. Entao, a responsavel na escola pela parte de trabalho dos programas de intercambio soh foi me dar a noticia bem em cima da hora. Eram 4 posicoes de emprego, pra mim e pras outras 3 pessoas que tambem estavam finalizando o estudo na escola. 2 cargos de kitchen helper (ajudante de cozinha) e 2 cargos de housekeeping (camareiro). Nao podiamos escolher, mas fiz questao de mostra meu interesse maior em trabalhar na cozinha e nao ter que lavar banheiro. rs. Acabei conseguindo a vaga e recebendo todas as intrucoes da escola pra vir de onibus pra ca. 14 horas de onibus. Extremamente cansativo e impossivel de dormir, pois o motorista parou 500 milhoes de vezes. "Acho que ele tinha incontinencia urinaria." Ao vir, tava morrendo de medo, pois duas pessoas na escola ja tinham vindo pra ca e nao tinham gostado nada e resolveram voltar. Um deles foi o Steve que foi meu colega de homestay em Vancouver. Acabou que cheguei e gostei demais do lugar. Eramos eu, outro brasileiro e dois meninos da Eslovaquia. No dia que chegamos o resort cedeu quarto super chique pra gente poder ficar e descansar, com direito a utilizar tudo do hotel, como hospedes. Ja tinha comecado super bem. Fomos pras piscinas enormes que tem aqui e andamos pra conhecer o lugar.

No segundo dia a responsavel pelas acomodacoes dos funcionarios foi nos mostrar onde ficariamos dos dias pra frente. A minha facilidade de fazer amizade geralmente me rende coisas boas, e assim foi. Uma semana antes, duas das varias russas que conheci na escola tinham vindo pra ca. Quando souberam que viemos tambem, elas pediram pra moca pra eu e o outro brasileiro sermos vizinhos delas. Gracas a isso, fiquei numa das melhores acomodacoes, divindo espaco somente com o outro brasileiro. Os dois meninos da Eslovaquia foram pra outro lado, dividir casa com mais 4 pessoas. O unico problema eh a distancia da cozinha onde trabalho. 40 minutos de caminhada pra chegar la. Detalhe, tenho que subir e descer o morro todos os dias. Mas nao abro mao da mordomia da minha casa e da disponibilidade de tudo do "lodge" pra morar perto do trabalho.

O trabalho eh super casativo. 8 horas por dia. Lavando louca e ajudando em tudo que eles precisam na cozinha, menos cozinhar. hahaha... Mas tenho a vantagem de comer de graca e o tempo inteiro e de ganhar suco, refrigerante ou cafe na hora que eu quiser. As pessoas sao bem amigaveis e ajudam bastante com tudo, inclusive em falar devagar pra poder entender melhor o ingles.

Como aqui eh bem cidade do interior e nao se tem muito o que fazer, as pessoas vivem improvisando. Ja conheci muita gente, com minha cara-de-pau, como diz o outro brasileiro. E assim, ja tenho sempre alguma reuniaozinha na casa de alguem pra ir depois do trabalho. Porque o pessoal aqui sai pra beber e jogar conversa fora praticamente todos os dias. Ou geralmente vai todo mundo pras piscinas a noite. Assim, tem sido algo cansativo mas ao mesmo tempo muito divertido. Tenho gostado bastante.

O post hoje foi soh o resumo dos ultimos dias. Nos proximos tentarei ser um pouco mais detalhista como tenho sido anteriormente. No mais eh isso! Estou bem e agora realmente por minha conta.

Muita saudade de todos! Beijo pra quem eh de beijo e abraco pra quem eh de abraco!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Last news

"Au Bar day" e eu nem quis ir. Preguica e ao mesmo tempo ja meio enjoado de la. rs. Toda quinta tem...

Essa semana fui conhecer mais um lado da cidade que nao tinha ido ainda. Chinatown. Engracado como a visao dos predios, comercio e casas muda drasticamente soh de passar por um tipo de portal. (foto abaixo) Tudo escrito em mandarim ou sei la como realmente se chama aquilo. Voce encontra em todo lugar varias lojinhas vendendo aquele monte de comida que pra gente eh estranho, tipo lula e outros bichos "secos". E um monte de outras coisas exoticas. De repente eh voce o "extraterreno" andando pela rua, ja que seus olhos nao sao diminutos e puxados. rs. Apesar do nome ser Chinatown, acho que tem coisas japonesas, tailandesas, coreanas, resumindo, orientais. Pra mim eh tudo igual, tudo japones. Se bem que acho que os chineses sao um pouco mais cabecudos. "Que nenhum deles leia meu blog". rs






Entao, ao passear por lah eh meio que uma mini viagem aos paises orientais. Eh bem legal. Que nem o Leo Felipe comentou numa das fotos do orkut, fiquei ate com vontade de ir a China ou Japao algum dia. Eles sao bastante detalhistas nas coisas decorativas e isso eh muito interessante.

Mudando de assunto, fui pro ultimo nivel do ingles na escola. Agora sao aulas bastante tecnicas e meio que direcionadas pra quem quer tirar o certificado TOEFL (Test of English as a Foreign Language). Pra quem nao sabe, esse certificado eh necessario se voce quer fazer uma faculdade ou uma pos em um pais de lingua inglesa. As aulas sao bem chatinhas e monotonas. Muita leitura e escrita. To sentindo demasiadamente falta das aulas do Step Up, mas nem da pra reclamar. Semana que vem eh minha ultima semana aqui em Vancouver.

As aulas do professor louco de gramatica ainda se mantem. Hoje foi ate divertido. Uma das colegas brasileiras sugeriu uma brincadeira tipo o "Se vira nos 30" do Faustao. Um dos grupos fez uma musica pro professor e eu contei uma piada e ganhei o segundo lugar. Muito dificil passar uma piada em portugues pro ingles. Mas consegui, mesmo ficando bem sem graca na frente de todo mundo.

Amanha vamos todos visitar um museu depois da primeira aula. Nem estou tao empolgado pra isso, mas vou mesmo assim. E depois combinei de ir tirar mais fotos no Stanley parque com uns colegas de Moldova. Como falei no orkut, nem sabia que esse pais existia. o.O Fica entre a Russia e a Ucrania.

E eh isso! Saudade enorme de todos. Saudade de ganhar abraco. Aqui as pessoas nem se encostam direito. Uma pena! =P

Beijos e abracos!

sexta-feira, 17 de abril de 2009

1 mes

Oi pessoas da minha vida!

Esqueci completamente de vir atualizar isso aqui. E tambem tava meio que evitando usar o computador da minha hostfamily. As vezes tenho a sensacao que a hostmother nao gosta tanto assim quando fico muito tempo. Entao tenho usado mesmo quando realmente acho necessario. Agora mesmo estou atualizando da escola.

Sabado passado fui andar com um amigo do Equador e outro do Mexico. Conheci outra praia que fica uns 20 minutos da escola. Esta sim eh uma praia de areia e pelo que ouvi as pessoas vao muito no verao. As paisagens aqui sao muito bonitas e nunca eh ruim conhecer novos lugares.
A noite meu amigo brasileiro me convidou pra passar o resto do feriado na casa dele. Nao fizemos muita coisa, pois o tempo nao tava dos melhores pra sair de casa. Mas foi bem divertido conhecer outro bairro de Vancouver e jogar muito Nitendo Wii. Foi um feriado caseiro, mas bem agradavel.

Quarta fui convidado pra uma festa brasileira em outro pub por aqui. O bom eh que sempre ganho ingresso pra ir e nunca pago entrada. E foi a primeira vez que sai soh com brasileiro, ja que o resto do pessoal nem animou. Me senti totalmente no Brasil, pois praticamente todos da organizacao falavam portugues. Achei super legal a estrutura do pub, mas a festa em si nem foi das melhores.

Minha rinite resolveu me dizer oi essa semana. Nada exagerado. "Familia, por favor, nada de preocupacao com isso!" Serviu so pra aumentar um pouco a preguica e a vontade de ficar em casa sem fazer nada. Mas gosto tanto de vir pra escola que nem penso em nao vir. Acho que o ruim de fazer intercambio eh ter que deixar pra tras as coisas boas e as pessoas legais que conhecemos. Com certeza muita gente aqui nao vou ver mais nunca na vida. Uma pena. Ja conheci muita gente legal.

No mais eh isso. Nenhuma grande novidade... Sabado agora completa 1 mes que estou aqui. Pra mim esse tempo passou super rapido e creio que os outros meses tambem serao assim.

Saudade da minha familia e dos meus amigos. Saudade das festas verdadeiramente brasileiras e de voltar tarde pra casa. Saudade de comida brasileira e de realmente almocar na hora do almoco. Saudade de conhecer as pessoas e ganhar um abraco. Enfim, saudade do Brasil. Mas sendo um pouco contraditorio, estou gostando demais estar aqui.

Beijos e abracos a todos!

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Feriado

Sexta-feira santa, feriado e eu dormi praticamente o dia inteiro. Ao inves de sair e tentar conhecer mais coisas, o que fiz foi dormir. E outra, esqueci o motivo do feriado e comi carne. =P Que Deus me perdoe.

A cada dia que passa tento observar as coisas que sao diferentes do Brasil e, muitas vezes, vejo que algumas sao muito diferentes, outras nem tanto. Por exemplo, aqui em Vancouver tem pouco mais de 3 milhoes de habitantes, logo milhoes de carros na rua. E nao falta estacionamento como em Brasilia. Existem varios predios de 4 andares [ou mais] que servem soh de estacionamento. O pessoal da Bahia e Sao Paulo disse que isso eh comum por la tambem, mas em Brasilia acho que esta faltando. O negocio de ter que dar gorjeta, as vezes eh bem chato, pois se voce nao da a pessoa fica ofendida. Num dos pubs que eu fui, quando se vai ao banheiro e depois vai lavar as maos, vem um homem que chega te da sabao, depois papel pra enxugar as maos. Voce acredita que eh soh servico do bar, mas a intencao eh receber gorjeta e se voce nao da eh problema. A unica opcao eh fazer xixi e nao lavar a mao. rs.

Pascoa no Brasil, cada um compra um ovo de chocolate pra dar de presente. Aqui e, pelo que soube nos EUA tambem, eles tem o costumes de pintar ovo cozido. Fizemos isso na escola como confraternizacao. Cada um teve o trabalho de pintar seu proprio ovo e depois participar da brincadeira de achar os ovinhos cheios de doce dentro que estavam escondidos. Foi bem divertido.






Os canadenses sao bem simpaticos. Puxam papo com vc numa boa. Mas aqui nunca se cumprimenta com um aperto de mao, um beijo no rosto ou um abraco. Todos sao bem frios em relacao a contato fisico. Quando se ve alguem abracando ou se beijando pode ter certeza que sao brasileiros ou mexicanos. Latinos, em geral. E eh o que nao falta aqui.

O pessoal da escola eh tao legal. Mas fiquei muito mais amigos das pessoas de outros paises que do Brasil. Como diz minha amiga Hellen: "Ter amigo estrangeiro eh mais chique". hahaha... Os russos e os eslovacos sao muito companheiros. O unico problema de alguns russos eh que eles nao trocam de roupa durante um bom tempo e vai saber se tambem nao tomam banho. Alguns arabes parecem nao conhecer desodorante e eles sao extramente cheios de grana. Ontem um dos meus colegas de homestay, que eh arabe, pagou bebida pra todo mundo no pub que fomos. Eh o canal... =D

Muita gente viajou pra conhecer outros lugares esse finde, mas acabei nem indo. Tava olhando meus gastos e percebi que ja foi muito, mesmo tentando economizar. Aqui eh tudo muito caro, infelizmente. E acaba que esse feriado nao tenho a minima ideia do que fazer. Vou ter que tentar improvisar.

Bom finde! Beijos e abracos!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Algumas das pessoas da minha turma


Oi pessoas da minha vida! Estou tentando diminuir a frequencia de acessos a internet por aqui e por isso o motivo da demora entre um post e outro. Mais pra acostumar mesmo, ja que nem falta tanto pra eu comecar a trabalhar e nao sei sera pra usar a internet onde eu estiver.

Entao, soh pra explicar algumas coisas que muita gente dai tem me perguntado: Todos os dias tenho aulas de 'ingles pra negocios' e gramatica. Adoro ingles pra negocios. A professora fala de um jeito tao "entendivel" e as atividades sao muito interessantes. Gramatica eh sempre bom, mas nem tenho gostado tanto das aulas. O professor parece um joao-bobo. Cara de boneco mesmo! E ele ri o tempo inteiro de tudo, o que o faz parecer um dos loucos de Vancouver. rs. Porem algumas atividades que ele passa realmente ajuda. Provavelmente na proxima semana devo ir pra um nivel mais avancado...

Quando acabar o periodo das aulas, acho que daqui a 3 semanas, vou trabalhar em algum resort das cidades vizinhas. Ja tive a primeira reuniao com a responsavel por essa parte e tirei todas as minhas duvidas a respeito. Ela me passou uma lista dos possiveis resorts e disse pra eu olhar na internet o que possivelmente me agradaria para trabalhar. Ela tentaria me colocar no que eu gostasse mais, mas isso dependeria da disponibilidade do empregador. Ou seja, a escolha nao eh garantida. E quanto ao que vou fazer, depende do meu perfil perante o empregador. Espero eu trabalhar com pessoas, pois quero juntar minha facilidade de falar com a vontade de melhorar ainda mais o meu ingles.

Amanha completam 3 semanas que estou aqui. E muita gente achando que ja tem um mes. Ta quase! rs. E hoje ia falar mais algumas coisas que observei na cidade, mas o post vai ficar muitio grande. Fica pro proximo.
Familia, amigos, to com bastante saudade de voces! Mas sem nenhuma vontade de voltar pro Brasil. hahaha... Beijos e abracos!

sábado, 4 de abril de 2009

Meus dias

Uma semana se passou e eu nem apareci por aqui pra atualizar. Acabei ficando com preguica e sem muita novidade pra contar.

Descobri que a escola onde estudo sempre da ingresso pros alunos entrarem de graca, nas quintas-feiras, em um pub de nome "Au Bar". Quinta passada resolvi ir com o pessoal da escola. Eh um pub muito famoso por tocar musicas brasileiras e mexicanas. Ou seja, eh o lugar pra encontrar brasileiros. Foi muito bom. Dancei bastante. E descobri que as russas realmente bebem muito. E voce nao pode oferecer bebida pras meninas que elas nao te devolvem o que estava bebendo. rs

Sexta fui novamente pro Lamp Lighter, mas nem foi tao bom assim. Nao sei se foi porque a musica nao tava das melhores ou por estar preocupado em perder o ultimo onibus pra casa. Acabei voltando bem cedo pra casa.

Hoje, sabado, fui novamente andar com o pessoal da escola. Fomos a um grande parque que tem aqui chamado "Stanley Park". Lembra muito o Parque da Cidade, soh que trilhoes de vezes mais bonito, organizado e cheio de esquilos. Eles sao uma graca e super mansos. Dentro do parque tem o "Vancouver Aquarium". Imenso o lugar. Entramos todos pra conhecer. Muitos bichos interessantes e ainda assistimos a apresentacao dos golfinhos. Andamos tanto que voltei pra casa sem nenhum vontade de sair de novo.

A cada dia que passa gosto mais desse lugar. Estou ainda curioso sobre o trabalho. Essa semana tenho que olhar os sites dos possiveis resorts e ver qual mais me agradaria. Mas ainda assim depende da disponibilidade em cada um. A escolha eh apenas uma possibilidade. De qualquer forma estou empolgado.

E eh isso. Vou indo dormir. Beijos e abracos! Bom domingo!

segunda-feira, 30 de março de 2009

E mais aventuras

Ontem fui em um clube com o Steve, achando que era uma lugar de piscinas termais. Soh fui perceber que entendi errado quando cheguei lah. Era um clube, cheio de piscinas, como tem ai, soh que a diferenca eh que nao eh ao ar livre e as piscinas sao bastante aquecidas. Porem antes de entrar, fui conhecer um lado de Vancouver que eh pertinho de casa e eu nem sabia. A beira da praia, onde tem uma gigantesca passarela pras pessoas caminharem. E cheguei na hora do por sol. Foi uma das cenas mais lindas que ja vi. Essa cidade eh realmente apaixonante. Quando acho que ja vi muito, conheco mais alguma coisa.

No clube, entramos 19h. Sim, aqui as pessoas vao pro clube a noite. E detalhe, apenas CAD$ 2.00 pra entrar e 50 cents pra usar o armario pra guardar as coisas. Adorei! Acabamos encontrando uma galera da escola la. As pessoas que frequentam sao completamente educadas. As jacuzis tem limite de individuos escrito em plaquinhas por perto e voce nao ve superlotacao, pois todos repeitam os avisos. Mas tem as piscinas grandes com a agua menos quente. E vc eh estranho se estiver usando sunga e nao bermuda. rs. No banheiro tem uma mini centrifuga onde vc pode secar a bermuda e a sunga antes de ir embora. Coisa de 10 segundos. Vai procurar uma coisa dessa no Brasil. O pior eh que pobre e turista nao pode ver uma novidade. Se eu nao fosse tao preocupado se estao olhando pra mim, tinha tirado foto com a coisa. rs.

Hoje ganhei chocolate russo e aprendi um monte de coisa em russo. Esse multiculturalismo daqui tem suas vantagens. Vou voltar pro Brasil com uma carga pesada de cultura. Bom demais! E no mais eh isso. Abaixo, algumas das fotos da linda paisagem que tirei ontem.

E mais uma semana se inicia e mais uma segunda-feira se vai. Beijos e abracos!

E esse eh o Steve






E a foto que mais gostei

domingo, 29 de março de 2009

Time goes by so fast

Caramba. Uma semana e meia ja passou e parece que foi ontem que cheguei aqui. Ja me sinto quase um cidadao canadense. rs. Ja sei pegar onibus, seabus e skytrain e andar sem me perder. Simplesmente gostando demais de estar aqui. Mas soh sinto que ainda preciso melhorar muito ainda o meu ingles.

Na sexta tive a minha simulacao de entrevista de emprego. Foi otimo pra saber meus pontos fortes e fracos. Fui elogiado em varios pontos, mas ainda assim acho que fui pessimo e que nao me comuniquei muito bem. Coisas de alguem totalmente perfeccionista... Nesse mesmo dia fui com o pessoal da escola em dois Pubs muito legais e muito cheios. Ganhei dicas do pessoal que ja esta aqui ha mais tempo e aprendi muitas coisas em outras linguas. Soh voltei cedo pra casa, pois nao sabia a hora do ultimo onibus e nao queria pagar um taxi sozinho.

Ontem fui andar pela cidade com o pessoal e tentar conhecer mais coisas e tirar mais fotos. Demos de cara com um mini festival numa das ruas de Downtown. Apresentariam diversas bandas daqui e conseguimos assistir um fast show de uma banda de country pop rock, muito boa. No fim fomos em diversas lojas enormes e o pessoal gastou bastante e eu novamente me segurando pra nao comprar mais nada. Acabei comprando uma jaqueta a prova d'agua muito bonita por CAD$ 50.00. Nesse caso foi necessario, pois pra mim, andar com guarda-chuva eh um saco e provavelmente quanto eu estiver trabalhando precisarei de uma. rs. E tudo de frio agora esta em promocao aqui, por causa da proximidade do verao. Mas tudo que eh de marca no Brasil aqui eh como se fosse C&A. Da pra ficar louco... Depois de muito andar o pessoal ainda tava combinando de ir pra um dos Pubs que fui na sexta, mas fiquei tao cansado que nao aguentei. Quem diria que eu fosse recusar uma festa algum dia. rs. Porem, cheguei em casa e a hostfamily tava recebendo familiares e teve tipo um churrasco. Recusei uma festa pra ter outra sem querer. A familia toda deles eh muito gentil e receptiva, mas acabei me sentindo deslocado mesmo assim. Foi bom pra comer muito. rs. Alias, aqui eu como o tempo inteiro e muito bem, obrigado.

E o dia de hoje esta lindo. O sol apareceu novamente e to aqui combinando de sair com o Steve, meu colega de homestay, mais tarde. Ele sempre me apresenta algo legal, ja que esta aqui ha 4 meses e ja conhece muita coisa. Coloquei roupa na maquina pra lavar e to agora esperando a maquina de secar finalizar. Aqui eh tudo ainda mais pratico de se fazer, pois a roupa ja ta pronta pra vestir no mesmo dia e nem precisa passar.

Ouvi varias pessoas comentando que o governador Arruda esteve aqui em Vancouver pra saber sobre o sistema de transporte e implementar em Brasilia. Seria interessante, mas acho que nao pode faltar o cobrador, porque as pessoas nao seriam honestas o suficiente pra usar da maneira correta. =P

Beijos e abracos! Ate a proxima!

quarta-feira, 25 de março de 2009

Mais um dia

E o meu nivel de ingles se chama "Step up". Nao entendi direito se eh ou nao avancado, mas sei que nao eh basico. Muito legal a aula de ingles pra negocios. A professora fala de um jeito que eh muito facil de entender e nas aulas eu vejo um pouco das coisas que vi no meu curso de administracao, soh que em ingles e direcionado para os costumes daqui. Apesar de ja estar me comunicando bem nao me sinto seguro o suficiente pra dizer com certeza algumas coisas. Mas todas as aulas, exceto gramatica, sao de discussoes, ou seja, temos que falar o tempo inteiro. Toda terca e quinta temos o que eles chamam "Presentations" ou apresentacoes. Ainda nao tive a minha primeira, mas pelo o que entendi eh como se se fosse uma mini peca de teatro sobre algum tema escolhido pela professora. A de amanha vai ser uma simulacao de entrevista de emprego. Quem eh timido demais deve sofrer com isso, porque eh necessario ir na frente e falar pra todo mundo. La vou eu vencer aqui o resto da timidez que ainda me resta. rs.

Eu que odeio rotina, aprendi a pegar um onibus diferente pra chegar ate a escola. Bom pra conhecer outras paisagens. Engracado que os onibus daqui nao tem cobrador, tem uma maquininha pra cada um validar o ticket bus ou colocar as moedas do valor pra sair o ticket. Muito pratico. E como falei antes, voce pode sair de um onibus e entrar no outro com o mesmo ticket, isso por uma hora. Basta mostrar o ticket validado. O melhor disso eh que tudo eh uma questao de confianca na honestidade das pessoas, porque eh possivel vc mostrar um ticket vencido e andar de graca, mas ninguem faz isso. Acho que aqui nao tem pessoas desonestas. Fico admirado.

Enfim, soh mais algumas coisas novas pra contar. Tenho que voltar pra minha aula. Beijos e abracos!

segunda-feira, 23 de março de 2009

First day of class




E o dia de hoje nao teve nada de longo como achei que seria. Acordei 7 am, tomei meu cafe e arrumei pra ir pra escola. Engracado dizer isso agora. Parece que estou voltando pra epoca que minha mae arrumava a lancheira pra eu levar. Minha "hostmother" faz o lanche, que na verdade seria o almoco no Brasil. Eles aqui nao tem o costume de parar pra ter uma grande refeicao como costumamos ter. Aqui o lanche de manha eh bem reforcado, como nos filmes americanos, e no almoco eh apenas um sanduiche, suco e alguma fruta. Logico que voce pode encontrar comida nos restaurantes, mas nao eh uma boa ter que gastar todo dia se voce tem alguem que te prepare algo. E o jantar que eh realmente uma grande refeicao. Estou gostando bastante da comida indiana da minha hostfamily. Ainda bem que gosto de pimenta, porque aqui eles usam bastante. Em tudo.

Voltando pra escola, foi um dia soh de apresentacoes rapidas, informacoes sobre a escola e uma rapida entrevista pra saber o nivel do ingles. Ainda nao sei o meu, mas nao deve ser basico porque eu ja consigo falar tanto quanto ja falo em portugues. rs. Dois brasileiros tambem comecaram o programa comigo hoje, mas juntando todo mundo, sao 2 garotas da Russia, 4 garotos da Eslovaquia e 1 garota da Romenia. Eh otimo conversar ingles com todos os sotaques e melhor: saber mais sobre outros paises. A responsavel pela parte do meu programa que eh trabalho tambem falou um pouco. Ela disse que o verao e o inverno sao as melhores estacoes pra conseguir bons empregos por aqui. Ou seja, escolhi bem a epoca pra vir, pois comeco a trabalhar no fim da primavera. E alem de melhoras as habilidades com o ingles, com trabalho, nao eh nada ruim poder juntar algum dinheiro. Assim, terminei o "school day" abrindo uma conta num banco daqui, pra poder receber o futuro salario.

Chegou mais um brasileiro aqui na homestay e mesmo assim nada de falar portugues. Acho bom! rs.

Hoje choveu muito novamente. Muito assim, o dia todo. Aqui nao chove forte como eh de costume ai, mas quando comeca a chover demora passar. A conhecida garoa que vem acompanhada do frio. Mesmo assim estou apreciando bastante o frio daqui. Eh em gostoso e eh muito bom tomar chocolate quente e outras bebidas quentes almost all the time.

Continuo bem. Gostando demais do lugar e cada dia aprendendo sobre tudo. Beijo pra quem eh de beijo, abraco pra quem eh de abraco. Ate a proxima!

sábado, 21 de março de 2009

Aventuras em Downtown

Comecei a escrever o post anterior mas nem terminei de contar tudo.

Na mesma homestay que estou tem o Steve, da Eslovaquia, e o Ali, da Arabia Saudita. Os dois ja estudam na mesma escola que vou estudar. Minhas aulas comecam nesta segunda proxima. Entao, ontem o Steve tinha que ir resolver alguma coisa na escola e eu pedi pra ir junto pra aprender a pegar onibus e saber como chegar la. Tudo muito facil e muito bem organizado. E caro tambem! E eu que reclamava do preco da passagem em Brasilia. Mas eh tudo integrado e funcionando perfeitamente. Tipo, pago CAD$ 3.75 num ticket de duas zonas, que eh como se fosse andar Plano Piloto-Taguatinga, e tenho uma hora pra usar qualquer onibus, metro, ou o que eles chamam de seabus, que eh um onibus pelo mar. Ou seja, posso sair do onibus e ja pegar o metro. E realmente esse eh o meu trajeto pra escola: Onibus e seabus. Sao uns 30-40 minutos pra chegar em Downton (centro). O centro da cidade eh bonito demais. E eu que sou um "urbanoide", como meu padrinho costuma dizer, fico de boca aberta o tempo todo com tudo que vejo. As construcoes sao enormes e muito bem arquitetadas.

Ontem comecou a primavera por aqui. As arvores ainda estao totalmente sem folhas, mas estou ancioso pra ve-las floridas. Nos dois primeiros dias soh foi chuva e ontem, depois de um pouco de chuva, o sol apareceu e mudou toda paisagem numa rapidez gigantesca. Eu estava com 3 casacos e quando estava voltando pra casa, soh estava com um. Andei muito com o Steve. Ele ta aqui ha 2 meses e ja conhece muita coisa. Foi me mostrando varios lugares legais como a loja de eletronicos chamada "Future Shop". Enorme e super barata comparada com o Brasil. Tive que me segurar ao maximo pra nao gastar tanto. Comprei uma camera digital nova, cartao de memoria e um microfone pra poder usar o skype aqui na homestay. A proposito, quem tiver skype e quiser adicionar, meu nick esta como erickcaldeira. Na verdade qualquer loja que se entre aqui da vontade de comprar alguma coisa, mas eh bom sempre tomar cuidado. Tudo tem o seu preco, mas na hora de pagar eh incluida a taxa deles aqui. Se nao me engano, eh 12% do valor da compra. Bem caro, mas li que quando se volta pro Brasil e possivel pegar de volta tudo o que se pagou com as taxas, bastando apenas guardar as notas fiscais. Ja estou fazendo isso. Quando chegamos em casa o outro roommate estava com o primo que mora em Downtown. Eles estavam de saida e nos convidou pra uma festa no apartamento do menino. E la fomos nos; eu na minha primeira festa por aqui. O apartamento do primo do Ali eh muito bonito e luxuoso e fica num predio bem localizado em Downtown. A festa foi otima, cheia de pessoas de varios lugares: Coreia, Japao, Tailandia, Africa, Arabia, Mexico, Peru e Brasil. Tinham duas brasileiras la, uma de Manaus e a outra de Salvador evitando falar portugues. rs. No total acho que eramos umas 20 pessoas no apartamento. Foi otimo falar ingles com todo mundo e ouvir os diferentes sotaques e tambem aprender palavras em outras linguas. Cada pessoa mostrou, pelo youtube, musicas do pais, boas de dancar. Foi bastante divertido. Mas totalmente diferente do Brasil, aqui tudo comeca cedo demais e acaba cedo demais. Eh quase impossivel encontrar algo aberto depois de 0h. Acho que eles levam a serio a historia da Cinderela. rs.

E hoje fui sozinho pra Downtown encontrar o David, um amigo de Brasilia que mora aqui ha um ano. Ele me levou pra conhecer outro lado da cidade e me deu varias dicas legais. Conheci um shopping gigante que acho que impossivel andar nele todo num dia soh. Muitas lojas legais e que novamente tive que me segurar pra nao comprar nada. Comprei apenas o caderno que precisava pras aulas, numa loja que eh tudo a CAD$ 1.00, tipo RS$ 1.99 no Brasil. Tem muita coisa inutil, como eh de costume, mas tambem muita coisa legal. Andei bastante, tirei milhoes de fotos com a camera nova. Mais um dia muito bom desbravando o desconhecido. Segunda ja serah um dia mais serio e estou super ancioso por ele. As pessoas que ja conheci disseram que provavelmente estarei em uma turma com nivel de ingles avancado, pois estou falando muito bem. The sound is good. rs. No mais, as coisas estao indo muito bem. Gostando demais daqui. ^^

Um beijo a todos! E saudade sempre tenho...

sexta-feira, 20 de março de 2009

Andando pela vizinhanca

Tao engracado ver seriado e filme sem legenda. rs.

Esqueci de citar no post anterior que no mesmo voo de Sao Paulo pra Chicago, estava a atriz que fez a famosa Odete Roitman da novela "Vale Tudo". Mas eu sou orgulhoso demais pra tietar. Fiz de conta que nem a vi.

Quinta a tarde bateu a rotineira impaciencia de quando estou sem nada pra fazer e realmente estava. Nao quis ficar esperando alguem me mostrar a cidade. "Empacotei-me" e fui andar pela vizinhanca. O lugar ontem eu estou parece um mini condominio de chales e do lado passa uma rodovia de nome Capilano. Acredito que seja uma rodovia importante, pois passa bastante carro toda hora e em volta de toda rua tem passarelas pra pedestre. Peguei e segui uma delas, rodovia abaixo. Andei bastante e vi muita coisa que tem por perto. Tudo muito bonito. E as pessoas sao tao simpaticas. Quando vc pergunta alguma coisa, elas ajudam e te dao o maior assunto. E quando falo que sou brasileiro sempre ouco "Samba", "Rio de Janeiro", "Ronaldo", "Kaka", falados com sotaque engracado. O transito eh muito bem organizado, mas acho que eu mesmo ficaria louco dirigindo aqui. Nesse mesmo dia estava eu achando que pra atravessar a rua era soh esperar o sinal fechar e lah fiquei... Quando fui me tocar que se fosse apenas esperar o sinal pra pedestre nao ia aparecer nunca, tinha que apertar o botao pro semaforo mostrar quando devia atravessar. O pior que tem disso no Brasil. Meu primeiro mico por aqui. Esse dia foi bem legal. Conheci e vi muita coisa by myself.

quarta-feira, 18 de março de 2009

First Day

Andar de aviao eh muito bom, mas nunca imaginei que tanto tempo em um aviao pudesse ser tao cansativo. Sai de Brasilia as 11:50, chegando em Guarulhos, Sao Paulo, quase 13:30. Meu voo pra Chicago sairia somente as 20:15 da noite. Ou seja, 7 horas sem nada pra fazer. Pensei que fosse ficar impaciente, mas a hora ate que nao demorou tanto assim. Tudo bem que decorei o lugar de cada loja no aeroporto, que nao eh nada pequeno. rs. Tive que ficar rodando com as malas ja que o balcao de Check In da United Airlines soh abriria as 17:25. Por sorte ou bencao divina cheguei no local certo minutos antes de abrir e fui o segundo de uma fila enorme de pessoas pro mesmo voo. E como falar pra mim nunca foi problema, fiz amizade com duas senhoras indo pela primeira vez pros EUA e um casal que ja morou por la e que nos ajudou bastante com coisas que achamos que sao simples e acabam nao sendo. O voo atrasou 1 hora e meia, com todo mundo ja no aviao, porque os pilotos atrasaram pra chegar no aeroporto. Coisas do transito caotico de SP. Saimos de Brasilia as 21:35 e me perdi nos fusos pra saber quantas horas foram de viagem. Digo que demorou demais e mesmo tomando um "dramin" pra dormir, nao me fez relaxar. Poltronas muito desconfortaveis pra dormir. Pelo menos a comida tava boa. Cheguei em Chicago as 6 da matina e soh la fui perceber o quanto de ingles eu sei. Consegui me virar muito bem, ganhando um pouco de ajuda, claro, e mesmo assim ainda ajudei uma das senhoras que nao falava nada de ingles e fui elogiado por falar bem. A parte de seguranca dos EUA eh tao desagradavel. Vc tem que tirar os casacos, o tenis e colocar tudo na maquina de raio X. Uma chatisse soh, mas ate que foi rapido. Os portoes de embarque em Chicago ficam mudando o tempo todo e se voce nao acompanha as televisoes de informacao, voce pode perder facilmente um voo. Mais uma vez, por sorte ou bencao divina, quando fui pedir informacao sobre o meu portao de embarque, pedi justamente pra um brasileiro que mora e trabalha lah. Ele foi muito gentil com as informacoes e ainda me deu um assento melhor. Meu voo saiu as 9:55 de Chicago. Fui sentado do lado de um casal de chineses que moram em Vancouver. Eles me ajudaram com o preenchimento do formulario da alfandega/imigracao e me deram varias dicas. Isso tudo ja em ingles e eu ganhando elogios novamente por falar bem. E o som do nosso velho e bom portugues tinha se perdido em Chicago. Cheguei em Vancouver 12:30, horario daqui, depois de mais 4 horas de viagem. Ate chegar aqui ja tinha me perdido novamente nos fusos. A parte de passar pela alfandega/imigracao demorou mais de uma hora e eu morrendo de medo de nao conseguir pegar minhas bagagens, mas no final deu tudo certo. A motorista da escola ja estava me esperando no aeroporto, me informou que a hostfamily havia mudado e ela nao sabia os motivos, porem me levaria pra outra ja contactada pela escola e melhor localizada. Fui muito bem recebido pela irma da dona da casa, ja que a dona e o marido estavam no trabalho. eles preparam um lanche muito bom e me deixaram sozinho esperando os donos. Achei a casa a coisa mais linda e o meu quarto melhor ainda. Tenho um "big closet" pra colocar minhas roupas e sapatos. Levei as malas pro quarto e dormi sem querer dormir. Acordei com os donos da casa me chamando. Nazim e Sharia, seus nomes. Eles sao indianos nascidos na Africa e que moram aqui em Vancouver ha 23 anos. Eles tem 2 filhos, mas ambos moram em outro estado do Canada. O casal eh otimo, me deixaram extremamente a vontade, mostraram toda a casa e deixaram o computador disponivel pra quando eu precisar, me deram varias dicas. Ainda tenho muito o que aprender e a familia esta totalmente disposta a ajudar em tudo. O primeiro dia foi bem cansativo, mas estou pronto pra dormir bem esta noite e acordar disposto a sugar cada conhecimento dos proximos dias.

Familia, cheguei bem e estou bem. Aqui esta 5ºC agora, mas eh suportavel e todos os lugares tem aquecedores. Soh terei mais ou menos um mes com a temperatura assim. Por causa da diferenca de fuso ficou tarde e acabei nao ligando pra dar noticias, mas consegui pelo menos mandar pela Karin e pela Laira. Ainda nao aprendi a usar o tel pra ligar ai, mas asim que aprender vou ligar pra voces. Continuem torcendo e rezando por mim que pretendo crescer muito com essa experiencia. Muito obrigado pelo apoio de voces e a saudade ja veio comigo. Beijos e abracos a todos! Amo muito voces!

Amigos, muito obrigado pelas mensagens e presentes. Serao bem utilizados para matar a saudade. Impossivel esquecer voces. E continuem aproveitando as farras ai por mim. rs. Beijos e abracos!






Ps.: O teclado aqui nao tem acento. o.O






Algumas fotos...


Aeroporto de Chicago





Centro de Vancouver

Um pedaco do meu quarto